Ads 468x60px

17 de janeiro de 2013

ENTREVISTA COM O RAPPER I-ONE


Ja não fazemos musica como se fosse arte mas sim fazemos musicas para facebook e twitter tudo mais. E como consequência o conteúdo das musicas são pobres.

V.R.M- I-One Tudo bem consigo?

I-ONE- All good Hamilton


V.R.M-Então mano conta pro pessoal,Quando e como foi seu primeiro contato com o HipHop?


I-ONE- 
 O meu primeiro contacto com hip-hop foi nos anos 90, por ai 97 e 98 eu tinha por ai uns 8 a 9 anos, gostava muito de pegar um mic que tinha em casa com uma raquete e repar musicas de malta Busta Rhymes, Sisqo, Nas e as minhas irmas mais velhas usavam calcas em baixo (na altura FILA, NIKE, Kango) os caps e durraghs também comecei a imitar e entrei na cultura. Fiz parte do grupo Triangulo Negro em 99/2000 com Bertil (actualmente meu manager) Miranda ( que escrevia minhas letras e ensinou-me a repar)

V.R.M- Quais foram suas primeiras influências ou referências musicais?

I-ONE- 
Honestamente a minha primeira grande influencia no Hip-hop foi o Nas com o álbum STILLmatic em 2001, quando a minha irma mais velha comprou alguns álbuns dele e logo em seguida procurei saber com o Michel ´´Mak Da P´´ qual era o mais recente álbum do Nas. Foi um dos primeiros álbuns de hip hop que escutei da primeira musica ate o fim, porque os outros era somente singles nas televisões. Ganhei a paixão de escrever letras. Solidifiquei a minha escrita quando em 2003 sai o álbum de 50 cent "Get Rich Or Die Tryin" ( naquele tempo era so falar de gangsters) e eu identificava-me muito com ele.


V.R.M- -Como é que a tua Família encara a tua carreira?


I-ONE- 
A minha Família sempre soube que eu faco Hip-hop e sempre apoiaram-me nesta carreira, tento que já foram vistos todos eles nos meus shows. Sempre souberam que eu faco por hobbie e não por dinheiro mais também sabem que eh uma das minhas maiores paixões. 


V.R.M-  Fez parte do grupo 9mm e New 9 conta-nos como foi  que entrou nesses grupos?


I-ONE- 
Fiz, Faço e sempre vou fazer parte da 9mm & New 9

Entrei no grupo (se não estou em erro) em 2006 através de um amigo que fazia parte da 9 chamado Carlitos "Destroyd Brain", que apresentou-me o K9 e Teknik. Nos tempos já tinha um grupo, que era eu e Christal chamado Double Team. O K9 e o Tek convidaram-me para o grupo, quando fizemos uma musica chamada Holla Back ( que foi um sucesso, e deu-me espaço no hip-hop) e depois fiz algumas musicas a solo "I´m a winner part. 1 2 3, Sente a Musica". Quando o Christal entrou para 9mm o Tek formou a New9, que era eu Christal e Brudy (mas depois o Brudy  foi a solo) e acabamos por ficar os Dois.




V.R.M- Agora que esta numa carreira a solo como esta a tua relação com os restantes membros desses grupos?


I- ONE- - Eu estou com a carreira a solo, mas nunca distancie-me de nenhum deles, ainda somos grandes amigos e todos eles participaram activamente na minha tape a solo como executivos e temos estado a trabalhar juntos todos (embora não tens ouvido nada por enquanto).

V.R.M- A tua primeira musica a solo foi a Musica Vai haver tonight, qual e a sua avaliação  sobre o recebimento da musica e do vídeo por parte do Publico.



I- ONE- Atenção : a minha primeira musica a solo foi I´m a Winner em 2007. Vai Haver foi o meu primeiro vídeo a solo. gostei muito do feedback que tive pela musica, ela eh de 2011 mas para mim ate hoje ainda se faz sentir. Foi muito positivo embora algumas criticas no vídeo que as pessoas mandaram mas foi muito positivo.  




V.R.M- No Ano Lançou passado a Mixtape Illusion, conta-nos como foi trabalhar nessa Mixtape?

I-ONE-  Foi uma experiencia muito interessante,  foi a primeira vez que sentei para escrever 20 e tal musicas sozinho trancado no quarto, no Studio no Bus e em todo lado que eu pudesse. Recebia os beats no meu blackberry, escrevia na hora e quando tivesse time ia meter as musicas no Studio, duas  musicas do ILL gravei sem ter beat (g)one e hipnotisar. Levei duas semanas para acabar a tape e o resto dos dias era só meter os featurings. O conteudo do ILL  é   tão original que provavelmente não vamos ouvir  tão já numa mixtape e gosto de saber que por mais pequeno que seja o publico que aderiu a mixtape tenha sentido o mesmo

V.R.M-  Quais foram os  produtores  e artistas que participaram da Mixtape?


I-ONE- Participaram muitas pessoas que eu admiro muito como Jr. Carmen Teknik ,Bilimbao Dice. Ace Nells,  Lay Low e Christal e como produtores tive a oportunidade de trabalhar com Mak Da P ,Proofless, Cliche Lil Puppy ,Beat Service. Tive a oportunidade de trabalhar com Rage e IVee só que as versões não chegaram ao fim da tape




V.R.M- O nosso blog eh de videos e não temos recebidos videos dessa Mixtape, sera que iremos tera inda esta ano?

I-ONE- Este ano 2013 tenho um vídeo para o ILL (ILLUSION) e o resto que vem este ano eh tudo novo. E gostaria de estreiar o meu vídeo desta vez num blog e não numa televisão porque acho que vocês  merecem.


V.R.M- Para si como é o cenário do hiphop em Moz? Como achas que  a massa (malta) enxerga o Hiphop?

I-ONE- - infelizmente acho o cenário do hip hop um pouco frustrante para os artistas hoje em  Moz. Claro com a ajuda das redes sociais com facilidade chegamos ate alguns apreciadores do nosso estilo musical mas os publico, as massas, não tem acesso a nossa musica e existem muitas dificuldades para entrar no mercado. Mas existe muito progresso, muito talento e muita criatividade dos artistas.


V.R.M- Quais dificuldades em fazer Rap em Moz?

I-ONE- Acredito que fazer já não eh a dificuldade porque hoje com a tecnologia já nem precisas te deslocar para gravar uma musica o mais difícil eh a sociedade aderir e aceitar a tua cultura e viver com aquilo de " este é um rapper Moçambicano "

V.R.M-  -Como você vê a interatividade com o público através das ferramentas de mídia,Sites,Blogs e Redes sociais?

I-ONE- É o que eu disse antes. As redes a mídia  é o circuito que mais suporta a nossa cultura. Mas atenção alguns de nos estamos a deixar que as redes sociais tomarem conta da nossa carreira o que não  é bom. Ja não fazemos musica como se fosse arte mas sim fazemos musicas para facebook e twitter tudo mais. E como consequência o conteúdo das musicas são pobres.

V.R.M- Qual Rapper Moçambicano você está ouvindo atualmente?

I-ONE- Gosto muito de ouvir Hot Boy dos Moneycomio, quando vejo um link que ele entra sempre tento ouvir, New Joint também, sou muito fá do Teknik e K9 são muito criativos. São muitos não posso dizer assim um único

V.R.M- Em quem te inspiras nas tuas letras?

I-ONE-  Antigamente inspirava-me nos Ídolos internacionais, mas actualmente  inspiro-me em mim mesmo, no meu estilo de ver as cenas, no meu dia a dia, e no meu próprio ego.

V.R.M - Qual eh o seu rapper favorito ca e fora do pais?

I-ONE- Em Moz meu rapper favorito eh o Jonaze e fora são muitos mas ultimamente tem sido Kendrick Lamar e Fabolous.

V.R.M- com quem rapper Moçambicano Gostarias de Trabalhar ?

 I-ONE- Jonaze, 2 Caras e Kaus. Mas gostava de dizer que não só no rap mas gostaria de trabalhar com Stewart e Morreira Chonguissa ( não sei se escreve-se assim)

V.R.M-  O que  podemos esperar de si este ano?

I-ONE- - Pouca musica mas de muita qualidade e durabilidade. 


V.R.M - O que achas do blog Vídeo Rap Moz?

I-ONE- Eu sou viciado em net e não fico um dia sem ver o vosso site como de muitos outros só posso dizer: Vocês  são o futuro da musica moz.

V.R.M-  Ultimas considerações, abraços a amigos etc

I-ONE- Peace para todos meu followers do twitter facebook instagram, das ruas e todos que conhecem-me,I One não  para, posso ficar muito tempo sem lançar mas tem que valer a pena a espera. Solution é Image a minha casa


Contactos nas Rede Sociais

Twitter

tumblr


Este Blogspot tem o apoio da BLACK BOX MOÇAMBIQUE

0 comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário

 
Blogger Templates