Ads 468x60px

28 de fevereiro de 2012

Rapper Teknik em entrevista no Blog MoznoBrazil

Salve,Pessoal ... Pra quem não o conheçe este é: Walter de Nascimento Jofane a.k.a TEKNIK é Rapper,Produtor,Cantor e fundador do Grupo Moneycomio, Hoje aos 27 anos,é um dos representantes do cenário Hip hop em moçambique...Atraves do Black Gell o MozNoBrasil Conversou com ele sobre Moçambique,Brasil,HipHop,Novos Projetos e muito mais...Confira abaixo.
 


Black Gell: Salve TekNik Tudo bem contigo mano?
TekNik: Tudo bem sim. Obrigado pelo espaço e oportunidade.

Black Gell:
Então mano conta pro pessoal,Quando e como foi seu primeiro contato com o HipHop?
TekNik: Eu tive o meu primeiro contacto com o Hip-Hop ainda pequeno, entre 91-92 se não me falha a memória. Quando vi os vídeos do MC Hammer e Vanilla Ice.

Black Gell:
Quais foram suas primeiras influências ou referências musicais?
TekNik: Eu sempre gostei de estilos variados de musica, até parece clichê, porque todos respondem a mesma coisa, mas no Hip-Hop foram os Black Company, um grupo português, depois Busta Rhymes (minha maior referencia), Method Man, Sean Price, Styles P, 50 Cent, etc.

Black Gell:
Como e Quando foi fundado o Grupo Moneycomio?
TekNik: O Moneycomio foi criado em 2004, mas sob o nome de 9mm.

Black Gell:
Quem faz parte do MoneyComio?
TekNik: Eu, M.O. (Monitto), Hot Boy, Hage e o Makonde, mas temos também membros honorários que são família e estão em outros projectos, o K9 e F-Kay (Dabo Boys), Christal (Dinheiro Limpo), I One (New 9) e Brudy que faziam parte do grupo 9mm.

Black Gell:
Sabemos que além de Rapper você tambem é produtor...Quando você comecou a Produzir?
TekNik: Eu comecei a produzir ao mesmo tempo que o grupo se formou, ou mais cedo ainda, entre 2002 e 2003.


MoznoBrasil: Como é o cenário do hiphop em Moz? Como a massa (malta) enxerga o Hiphop?
TekNik: O Hip-Hop é algo ainda em crescimento em Moçambique, pelo menos em termos profissionais (Shows,edição,compra e venda de CDs, etc), mas em termos artísticos está muito bem. Em termos sociais há nos unirmos mais e fazer mais colaborações com artistas de outras províncias que não tem tanto espaço e oportunidade de trabalhar com equipamento de qualidade superior porque "tudo" está na capital, Maputo.

Black Gell:
Quais dificuldades em fazer Rap em Moz?
TekNik: Tempo é algo que dificulta porque maioria dos fazedores de Hip-Hop tem obrigações,escola,trabalho,família em alguns casos. Pra alguns rappers é o factor dinheiro, há quem não tem 400MZM (Por Volta de 25,00 R$).

Black Gell:
Como você vê a interatividade com o público através das ferramentas de mídia,Sites,Blogs e Redes sociais?
TekNik: O pessoal adere. Tudo depende de como planeias tudo. Temos blogs, mas falta um pouco mais de garra porque os nossos bloggers fazem muita coisa ao mesmo tempo e acaba sÓ por aparecer blogs pra download. Quase ninguÉm faz entrevistas, mini-documentários, é necessário que estes comecem a andar mais atrás das coisas e que nós artistas comecemos a procurar fazer mais e melhor uso desses meios de interatividade.

Black Gell:
Qual artista moçambicano você está ouvindo atualmente?
TekNik: Hernani da Silva é o meu favorito neste momento, mas oio muito o Lay Low, Trio Fam, Azagaia, Rage, Dabo Boys, e uns tantos outros.

Black Gell:
Como este é um blog Brasileiro Gostariamos de saber o Que o Brasil Representa para Moçambique na economia,na cultura,e na arte? (musica,tv e etc.) ?
TekNik: Acho que o Brasil é muito presente, principalmente na vida social. O Brasil é uma das maiores referencias e influncias aqui em Moçambique, seja no falar,no vestir... Nós assistimos muitas Novelas,Programas de entretenimento,ouvimos muita musica brasileira,Não quanto a uns anos atrás, Más no fim o Brasil exerce muita influência e é uma referncia aqui. Eu mesmo sou capoeira (Risos).


Black Gell:
Quais artistas brasileiros voce escuta?
TekNik: Seu Jorge, Djavan, Caetano Veloso, MV Bill, Eddy Motta, Adriana Calcachotto, acho que sou fã mesmo da Jovem Guarda, Natiruts e Cidade Negra.

Black Gell:
você acompanha o cenario do Rap brasileiro? que artista você destaca?
TekNik: Eu não acompanho muito o cenário do Hip-Hop brasileiro, conheço bem o Gabriel Pensador e o MV Bill... Escuto o MV Bill, ele é que me cativa. Para além da mensagem, ele se preocupa com os foles e brinca com as rimas. Eu sou á favor da mensagem e foles, quanto mais brincares com os versos e rimas, melhor.

Black Gell:
Quando teremos novos trabalhos vindo por ai? e o que virá?
TekNik: Dentro em breve, sou muito perfeccionista, por isso não dou datas. Quero lançar um EP, uma mixtape e muitos videos, pra ver se ganho mais campo nacionalmente e internacionalmente.


Black Gell: Deixe suas considerações finais ao publico Brasileiro e Moçambicano!
TekNik: Quero agradecer a oportunidade, dizer que gostaria muito de fazer intercâmbio com artistas brasileiros, independentemente do estilo. Espero um dia poder vir a pisar o solo brasileiro que tenho muita vontade de conhecer. Esperem novidades e surpresas até pra o povo brasileiro (Risos).


Contactos

Facebook: Teknik
Twitter: @Teknik9Milli

Fonte:MOZNOBRASIL

0 comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário

 
Blogger Templates